sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Saída de campo nº3


Data: 04/12/2009

O dia pelo qual todas ansiávamos chegou finalmente: fomos ao CRIF passar um dia inteiro com as crianças ! Ao início o sentimento era um pouco de ansiedade e ao longo do dia transformou-se em felicidade e afeição pelos meninos e meninas.

A Dr.ª Maria do Carmo já estava à nossa espera para nos distribuir por salas diferentes. De hora a hora,passamos pelas diversas salas existentes e lidamos com crianças muito diferentes umas das outras. Estivemos em salas com actividades desde a tapeçaria, bordados, objectos decorativos com material reutilizado, carpintaria, etc.
A hora de almoço foi a mais divertida porque os alunos acolheram-nos e fizeram com que participasse-mos nas suas brincadeiras sem que nos sentissemos diferentes deles.
Cada sala tinha um monitor/a, que nos iam recebendo muito bem e explicavam como funcionava e também como lidar com cada criança. Acabamos esta visita com o sentimento de um objectivo cumprido e especialmente com novos/as amigos/as. Recebemos muito mais do que aquilo que alguma vez lhes puderemos oferecer. Cada criança, jovem e adulto, marcou um lugar distinto no nosso coração.

Palavras que tocam ...


“Atrasado, mongolóide, deficiente, aleijadinho, aborto mal feito, anormal, cromo, lerdo, coxo, idiota, ranhoso...etc.” podiam ser aqui enumeradas muitas mais palavras, palavras estas que tocam a quem as ouve de diferente maneira e isso depende: da forma como são ditas, de quem as pronuncia e de como é física ou mentalmente a pessoa que as ouve.

Saída de Campo nº2


Na passada sessão de Área de Projecto (27/11/09) realizámos a nossa 2ª Saída de Campo ao CRIF (Centro de Reabilitação Infantil de Fátima).

Esta visita tinha como objectivo capturar imagens e vídeos do que os meninos e jovens fazem. Visitámos a maior parte das salas onde eram praticadas as mais variadas actividades, desde tapeçaria, bordados, objectos decorativos com material reutilizado, carpintaria, etc.

Depois da visita, que foi guiada pela Dr.ª Maria do Carmo, ficou combinada uma outra saída de campo para o dia 4 de Dezembro, na qual cada elemento do grupo irá desenvolver actividades e criar laços com as crianças e jovens que são um ser tão especial.